Apresentação
A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SEMAS) É UM ÓRGÃO PÚBLICO RESPONSÁVEL POR IMPLEMENTAR POLÍTICAS E PROGRAMAS PARA ATENDER PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL, GARANTINDO DIREITOS BÁSICOS COMO SAÚDE, MORADIA E EDUCAÇÃO, ALÉM DE PROMOVER A CIDADANIA. A SECRETARIA ATUA EM DIFERENTES NÍVEIS (FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL), GERENCIANDO AÇÕES ATRAVÉS DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS) PARA OFERECER APOIO A INDIVÍDUOS, FAMÍLIAS E COMUNIDADES, E GARANTIR PROTEÇÃO SOCIAL ATRAVÉS DE SERVIÇOS, BENEFÍCIOS E PROJETOS.
Missão
GARANTIR DIREITOS: ASSEGURAR QUE AS NECESSIDADES BÁSICAS COMO ALIMENTAÇÃO, MORADIA E SAÚDE SEJAM ATENDIDAS, BEM COMO FACILITAR O ACESSO À EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL - PROMOVER PROTEÇÃO SOCIAL: OFERECER APOIO A INDIVÍDUOS E FAMÍLIAS PARA SUPERAR DIFICULDADES, PREVENINDO A EXCLUSÃO SOCIAL E PROMOVENDO A DIGNIDADE HUMANA - IMPLEMENTAR POLÍTICAS: DESENVOLVER E EXECUTAR PROGRAMAS E PROJETOS, COMO O CADASTRO ÚNICO, QUE GARANTEM O ACESSO A BENEFÍCIOS E SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS - FOCO EM GRUPOS VULNERÁVEIS: DESENVOLVER AÇÕES ESPECÍFICAS PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES, IDOSOS, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE POBREZA OU RISCO SOCIAL.
FORTALECER A COMUNIDADE: INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE NA DEFINIÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS E ARTICULAR-SE COM ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL.
APOIAR EM EMERGÊNCIAS: ATUAR EM SITUAÇÕES DE CALAMIDADE PÚBLICA, COMO DESASTRES NATURAIS, PARA OFERECER PROTEÇÃO ÀS PESSOAS AFETADAS.
Visão
A SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE PORTO GRANDE (SEMAS) TEM COMO MISSÃO PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E GARANTIR OS DIREITOS DE CIDADANIA POR MEIO DA OFERTA DE SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS VOLTADOS À PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA E ESPECIAL. A SEGUIR, APRESENTAMOS OS DEPARTAMENTOS QUE COMPÕEM ESTA SECRETARIA, SUAS RESPECTIVAS COORDENAÇÕES, HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO E OBJETIVOS PRINCIPAIS.
Atribuições da Secretaria
Formular, coordenar, implementar, executar, monitorar e avaliar políticas e estratégias;
Gerir e prestar contas dos recursos próprios e dos repasses;