PROJETO CREAP ITINERANTE REALIZA ENTREGA DE ÓRTESES, PRÓTESES E MEIOS AUXILIARES DE LOCOMOÇÃO EM PORTO GRANDE

Nos dias 29 e 30 de março, o Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) esteve no município de Porto Grande, realizando a primeira edição do projeto “Creap Itinerante”, que levou à população atendimento com profissionais como: fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, assistente social e enfermeiros. Além disso, houve palestras e foram entregues 30 equipamentos de locomoção, entre cadeiras de banho em concha, cadeiras de banho paraplégica, cadeiras paraplégica padrão, cadeiras tetraplégicas padrão, andadores, bengalas canadenses, muletas axilares e bengalas para deficiente visual.

Esse projeto é uma iniciativa do Creap que visa descentralizar e levar para os municípios do interior do estado os atendimentos especializados que o Centro oferece, por entender das dificuldades enfrentadas pelas pessoas que necessitam desse serviço e têm que se deslocar até a capital.

A coordenadora do projeto, Dra. Thais Basto, ressaltou a importante parceria com a Prefeitura, que ofereceu todo o suporte logístico, a infraestrutura física e pessoal, através das secretarias de Assistência Social e de Saúde, realizando a busca ativa por pessoas necessitadas de receber os benefícios, fazendo o cadastro, a divulgação e todo o apoio necessário em todas as etapas do projeto.  “A parceria com a prefeitura foi fundamental para trazermos esse projeto para Porto Grande e atendermos essa população. É muito gratificante para nós estarmos aqui realizando esse projeto, mas sem o apoio da Prefeitura, talvez não tivéssemos tido tanto sucesso”. Frisou a coordenadora.

O prefeito Bessa parabenizou ao Governo do Estado por essa iniciativa através do Creap, ressaltou a importância desse trabalho que vai trazer muito mais qualidade de vida para as pessoas que tanto necessitam desses recursos e que, muitas vezes, não têm como ter acesso por conta das dificuldades de ir até Macapá para receber o atendimento. “Tenho certeza que esse projeto irá beneficiar muita gente no interior do estado, e para nós é motivo de orgulho estarmos sendo o primeiro município a receber o Creap Itinerante”. Destacou o prefeito.

As entregas foram destinadas para os pacientes com cadastrados no Programa de Concessão de Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção (OPMAL) do Ministério da Saúde, residentes no município.