Prefeito Bessa e secretário de saúde reúnem-se com superintendente e diretor de vigilância em saúde para tratar de Plano de Ação Integrada no Município de Porto Grande

Por: Frank Soares

Colaborador: Diogo Ismaik

Durante a manhã de quarta-feira, 31, o representante da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado do Amapá (SVS), Dorinaldo Malafaia, o Diretor executivo de vigilância em Saúde Emanuel Bentes e o Diretor do Departamento de Controle de Endemias do município de Porto Grande Izaque Andrade reuniram-se com o Prefeito José Maria Bessa e o Secretário municipal de saúde Valberval Ferreira no gabinete da prefeitura para tratar do plano de ação integrada entre o Governo do Estado (GEA) e o Município de Porto Grande (PMPG). O planejamento tem no objetivo principal criar estratégias de combate às doenças endêmicas como a malária, dengue, chikungunya e zika vírus. A prevenção vacinal da febre amarela também é uma das medidas de controle e redução dos riscos à saúde pública que esteve na pauta da reunião. Na oportunidade, o Coordenador do programa estadual de malária, Jonas Ferreira, numa breve exposição, apresentou um retrato real da situação epidemiológica da malária dentro da região de Porto Grande. Conforme estudos levantados, o relevante índice dos casos de malária que surgiram exige do poder público, medidas de ações conjuntas, organizadas e sistematicamente planejadas no combate imediato às iminentes doenças. A união dos órgãos públicos do Estado com a Prefeitura através da Secretaria de Saúde do Município dá maior resolutividade às atividades desenvolvidas pelo município de Porto Grande inaugurando inclusive um novo modelo de gestão na área de saúde da Vigilância Sanitária em termos de modernização. Com o apoio do Município, através do Prefeito Bessa juntamente com o Secretário de Saúde Valberval Ferreira, o Superintendente Malafaia (SVS) destacou que estará indo à Brasília em busca de incentivo do Governo Federal na Secretaria Nacional de Vigilância e Saúde a fim de garantir recursos como transportes, equipamentos e medicamentos que irão proporcionar maior celeridade e eficácia na execução do Plano de Ação Integrada para o Município de Porto Grande.

Artigo anteriorCONVOCAÇÃO
Próximo artigoNOTA DE PESAR