ELEIÇÕES SUPLEMENTARES PARA ESCOLHA DE SUPLENTES DO CONSELHO TUTELAR

Foto: Robison Silva

Devido a carência de suplentes de conselheiros tutelares, a Prefeitura Municipal de Porto Grande através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (cmdca) convocaram novas eleições. Embora este seja um processo eleitoral para escolha de suplentes o rito é o mesmo de uma eleição geral. Após todo o processo de habilitação para o pleito, 8 candidatos foram considerados aptos a concorrer às 5 vagas, sendo eles: Antônia Elizangela, Ana Martins, Edielen Mira, Luana Martins, Nildiane Magave, Raqueline Shirlen, Rorivaldo Santos e Valdenor Lobato.
As eleições aconteceram no domingo, 8 de abril, com seções distribuídas na sede do município e no interior. Na sede do município o as seções se concentraram na Escola Municipal Acre; na Colônia Agrícola do Matapi, o local de votação foi a Escola Municipal Linha C; no distrito do Cupixi foi na escola do Cupixi. As seções eleitorais que normalmente ocorrem em outros pontos de votação foram remanejados para um desses três locais.
Segundo o TRE estavam aptos a votar todos os eleitores que constavam no banco de registros até o dia da emissão dos dados, no dia 26.03.2018. Segundo a coordenação da eleição muitos eleitores não constavam na lista exatamente pelo fato de terem seus títulos eleitorais emitidos após essa data.
Os suplentes que foram eleitos foram: 1º Valdenor Lobato; 2º Ana Martins; 3ª Raqueline Shirlen; 4ª Luana Martins; 5º Nildiane Magave. Esses novos suplentes passarão por uma capacitação e terão a missão de substituir os conselheiros titulares quando houver necessidade.
O Conselho Tutelar é um órgão vinculado à secretaria Municipal de Assistência Social e tem como principal finalidade garantir os direitos assegurados no Estatuto da criança e do adolescente.

Por: Adilson Castro